Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Serviços ao Cidadão

Atendimento Presencial

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 11h55 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 16h50 | Acessos: 462

O atendimento presencial tem como missão promover o acesso público ao acervo documental sob a guarda do Arquivo Nacional, orientando os usuários na utilização das bases de dados e instrumentos de pesquisa produzidos pela instituição, além de supervisionar a consulta aos originais.

O acesso à Sala de Consultas é permitido mediante a apresentação de documento de identificação civil (RG) e CPF pelos usuários brasileiros, e de passaporte no caso dos estrangeiros. Na ocasião será realizado o cadastro do pesquisador e fornecido um número de identificação.

Os profissionais de referência estão habilitados a prestarem esclarecimentos quanto aos acervos disponíveis de acordo com as necessidades dos usuários, orientá-los no manuseio dos instrumentos de pesquisa e das bases de dados, bem como atender às solicitações de serviços como reprodução de documentos, transcrição paleográfica e emissão de certidões. 

Tabela de prazos e valores dos serviços de reprodução

 

Na Sede - Rio de Janeiro

Funcionamos com sistema de senha eletrônica, sem marcação prévia de horário. Havendo interesse em consultar documentos originais, o pesquisador deve proceder ao agendamento de documentos, através de formulário próprio, mediante disponibilidade na agenda. O agendamento de documentos textuais, iconográficos e cartográficos tem o prazo mínimo de 5 dias úteis, em razão dos procedimentos de higienização e movimentação de acervo. No caso de documentos bibliográficos o prazo é de 02 dias úteis. É permitido fotografar, sem o uso do flash, a documentação textual não digitalizada.

Em se tratando de documentos digitalizados ou filmes telecinados o acesso é imediato nos terminais da Sala de Consultas, dispensando o  agendamento.

Toda última quinta-feira do mês ocorre a reunião mensal da Sala de Consultas, não havendo atendimento ao público.

Calendário de fechamento da Sala de Consultas - 2º semestre 2017

Endereço

Praça da República, 173 - Centro
20211-350 - Rio de Janeiro, RJ

Telefone

(21) 2179-1235

Horário de funcionamento

7:30h às 19:30h
Limite para ingresso: 18:30h
Fotografias e obras raras agendadas: 10h às 16h

 

Estacionamento
De uso exclusivo dos servidores do Arquivo Nacional.

Como chegar
Metrô
Linha 1, Estação Central, direção à Praça da República.
Trem - Estação Central do Brasil

Na Coordenação Regional (COREG) - Brasília

Para pesquisas nos terminais eletrônicos e consulta aos documentos originais, é necessário agendamento prévio por e-mail ou telefone.

Endereço

Setor de Indústrias Gráficas - SIG Quadra 06 Lote 800
70.610-460 - Brasília - DF

Telefone

(61) 3966-8670

E-mail

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de funcionamento

7:30h às 19:30h
Limite para ingresso: 19h

 

 

Como chegar
A Coordenação Regional no Distrito Federal fica a 10 minutos, de ônibus, do Terminal Rodoviário, localizado entre o Eixo Norte/Sul, e a 20 minutos, de carro, do Aeroporto Internacional de Brasília.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página