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Serviços ao Cidadão

Atendimento a Distância

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 12h07 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2017, 12h09 | Acessos: 2234

O Atendimento a Distância destina-se a facilitar o acesso à documentação do Arquivo Nacional a todos aqueles que, por qualquer motivo, não podem comparecer à instituição para realizar suas pesquisas, incluindo pessoas físicas, pessoas jurídicas privadas e órgãos públicos. Atualmente, devido ao grande volume de solicitações e à equipe reduzida com que trabalhamos, este serviço destina-se exclusivamente a pessoas físicas de fora da cidade do Rio de Janeiro, solicitações específicas para produtoras culturais ou para fins jornalísticos e órgãos públicos de qualquer localidade. Pessoas físicas residentes no município do Rio de Janeiro devem comparecer à sede do Arquivo Nacional.

Para solicitar este tipo de atendimento, o usuário deve entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. enviando os seguintes dados para cadastro de usuário: nome completo, endereço postal completo (incluindo CEP) e CPF, além dos dados necessários para pesquisa específica.

Em caso de pesquisa histórico-culturais, após levantamento prévio do usuário (que deve ser feito por meio dos instrumentos de pesquisa – meios que permitem a identificação, localização ou consulta a documentos ou informações – específicos de cada conjunto documental), este deve informar as notações (referências que indicam a localização dos documentos no Arquivo Nacional) que atendem a suas necessidades e solicitar reprodução dos documentos desejados. Cabe ressaltar que nossa atuação não implica em pesquisas histórico-culturais extensas.

Confirmada a existência, sob nossa guarda, do documento solicitado, enviaremos correspondência por e-mail ou via postal, com o resultado do levantamento e as possibilidades de reprodução e orçamento, acompanhada de Guia de Recolhimento da União – GRU, a ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil. Recebida uma mensagem de confirmação de seu interesse pela cópia com o comprovante de pagamento da GRU, será providenciado imediatamente o pedido para a reprodução do documento ou emissão de certidão às unidade responsáveis.

É importante que o usuário saiba, desde o início do atendimento, que não há possibilidade de resposta automática devido a uma série de procedimentos necessários para realização da pesquisa, como levantamento de dados nos instrumentos de pesquisas disponíveis (a maior parte dos instrumentos não está em meio digital) e solicitação de documentos ao setor de guarda para higienização, verificação, reprodução e posterior envio.

Mesmo que um documento, em particular, já esteja digitalizado, o número de atendimentos diários é muito grande. Recebemos, em média, 80 a 100 mensagens eletrônicas por dia e o número de funcionários dessa equipe é pequeno. Como o atendimento é por ordem de chegada da mensagem, não há como o atendimento ser instantâneo.

Em caso de dúvida o telefone para contato é (21) 2179-1257.

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