Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional recebe pela primeira vez projeto “Estação de Leitores”

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 12h55 | Última atualização em Sexta, 10 de Agosto de 2018, 12h58 | Acessos: 412

O Arquivo Nacional recebeu em sua sede na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, o projeto “Estação de Leitores” com alunos do sétimo ano do Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa. O projeto tem o objetivo de incentivar o prazer da leitura nos alunos, através do contato com autores escolhidos pelos próprios participantes.

Durante a atividade os alunos distribuíram marcadores de livro confeccionados por eles próprios e realizaram uma apresentação teatral inspirada na obra da autora Maria Carolina de Jesus.

De acordo com Eduardo Prazeres dos Santos, coordenador da escola Rivadávia Corrêa, desde 2012 há esse projeto de incentivo a leitura no qual as turmas escolhem um autor para fazer a promoção de suas obras. “Fazemos em praças pelo Rio de Janeiro e pela primeira vez conseguimos uma parceira com o Arquivo Nacional. E essa turma escolheu Maria Carolina de Jesus para poder fazer a homenagem. Fizeram uma apresentação falando sobre sua trajetória e sobre a postura dela como escritora. Não temos apoio, os alunos produzem tudo. Desde as figurinhas, até todo o cenário”, ressaltou o coordenador.

Para o professor de artes cênicas da turma que se apresentou no Arquivo Nacional, Jean Bodin, o principal benefício que o teatro traz para os alunos é a concentração, que posteriormente será útil nas demais disciplinas. Em suas palavras “o teatro traz essa coisa importante de saber o momento de falar, de ouvir e com isso já vem inserido o respeito pelo outro”.

Segundo Ester, aluna que participou da apresentação, a experiência de se apresentar no Arquivo Nacional foi muito boa. “Nós conhecemos muitas pessoas legais. E é bom conhecer lugares novos também. Tivemos que pesquisar bem sobre a autora, ler o livro e ensaiar para fazer essa peça.”

O projeto “Estação de Leitores” ocorre anualmente e foi realizado simultaneamente em oito locais da cidade do Rio de Janeiro. As autoras homenageadas nesta edição foram: Conceição Evaristo, Thalita Rebouças, Agatha Christie, Anne Rice, Malala, J.K. Rowling, Cora Coralina e Maria Carolina de Jesus.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página