Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional participa do VIII Congresso Nacional de Arquivologia

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 17h01 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 18h19 | Acessos: 243

O Arquivo Nacional esteve presente, através da sua Diretora-Geral, Carolina Chaves, e de oito servidores de seu quadro no VIII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA). Realizado entre os dias 08 e 11 de outubro, em João Pessoa – Paraíba, o VIII CNA reuniu profissionais da Arquivologia que por meio de debates, discussões teóricas e através da interação entre docentes, discentes, técnicos e gestores, buscaram a ampliação de conhecimento e troca de experiências com o objetivo de contribuir para o avanço teórico da área em ensino, pesquisa e extensão.A oitava edição do CNA teve como tema “Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a arquivologia” e prezou pelo compartilhamento de saberes em várias temáticas e práticas da Arquivologia, com abordagem dos temas: epistemologia arquivística e interdisciplinaridade, a gestão arquivística, patrimônio e memória arquivística, documentos e repositórios digitais, representação arquivística, associativismo e visibilidade social.

A servidora Letícia Grativol, que esteve presente na mesa com tema “Acessibilidade e Difusão Cultural em Arquivos”, fez um relato a respeito da experiência das ações de acessibilidade que o Arquivo Nacional tem realizado. Dentre as ações estão o lançamento da sua Política de Acessibilidade e Inclusão que ocorrerá em 29 de novembro de 2018 e a criação de uma Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, presidida por ela. De acordo com a servidora: “foi muito importante o Arquivo Nacional participar do VIII CNA, cujo tema foi primordial para fomentar reflexões, pesquisas e novas experiências nas instituições arquivísticas. É importante pontuar que a instituição está alinhada com o compromisso com os direitos das pessoas com deficiência”.

O Arquivo Nacional congratula a área de arquivologia por seu amadurecimento científico e técnico no Brasil, que a certifica como área do conhecimento autônoma e em amplo crescimento demonstrado pela qualidade das discussões e trabalhos apresentados no VIII CNA.

Saiba mais sobre o VIII CNA clicando aqui.

 

 

 

 

Fotos: VIII Congresso Nacional de Arquivologia

registrado em:
Fim do conteúdo da página