Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
I Seminário do Programa Memória do Mundo - UNESCO

Seminário debate o Programa Memória do Mundo em BH

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 15h59 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 17h16 | Acessos: 264

O seminário promovido pelo Comitê MoWBrasil reuniu grande público na Universidade Federal de Minas Gerais. Estudantes, professores e profissionais de diversas áreas participaram de palestras e debates de acadêmicos e especialistas de órgãos de documentação, patrimônio e memória.

A abertura do seminário, na noite do dia 3 de outubro, contou com a presença do reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, do Secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e da Diretora da ECI, Therezinha de Fátima Carvalho de Souza.

A conferência de abertura foi proferida pelo consultor do Programa Memória do Mundo - MoW Internacional, Ray Edmondson, que apresentou os 25 anos de história e os princípios norteadores do Programa e informou sobre o processo de revisão das Diretrizes Internacionais que regem o MoW. Alguns pontos dessa revisão são a manutenção de suas características como um programa gerido por especialistas, a importância da preservação do patrimônio documental e a necessidade de aumentar o viés educacional do Programa.

Ray Edmondson

Durante todo o dia 4 de outubro ocorreram as mesas "Patrimônio Documental Brasileiro"; as "Ciências da Conservação", coordenada pelo especialista em gestão de documentos digitais do Arquivo Nacional, Carlos Augusto Ditadi; os "Arquivos Audiovisuais", que contou com palestra do Supervisor de documentos fílmicos do Arquivo Nacional, Antonio Laurindo dos Santos Neto; as "Fronteiras dos Arquivos", o "Patrimônio bibliográfico do Brasil" e as relações entre o "Patrimônio Museológico: memória e história".

Antônio Laurindo

O seminário foi encerrado com uma conferência de Caio Boschi, que reforçou a necessidade de um projeto comum para a identificação, preservação e acesso a esses acervos, e instou a manutenção dos trabalhos da Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda do Patrimônio Documental – COLUSO, que há 22 anos reúne uma rede de entidades e especialistas brasileiros e portugueses para organizar, reformatar e disponibilizar esses fundos.

Caio Boschi

Por: Equipe de Educação do Arquivo Nacional 

 

Ascom - Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página