Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Arquivos do Judiciário

Conhecendo a documentação judiciária custodiada pelo Arquivo Nacional

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 01h17 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 10h53 | Acessos: 269

Publicaremos, ao longo de dezembro, uma série de postagens sobre alguns interessantes fundos originados de documentos judiciários recolhidos para o Arquivo Nacional. A Equipe de Documentos Judiciais e Extrajudiciais (DJE) do AN faz parte da Coordenação de Documentos Escritos (CODES) da instituição. Atualmente a Equipe do DJE é responsável pelo processamento técnico de 188 fundos.

Destacamos hoje o fundo Casa da Suplicação do Brasil, que contém o acervo desta que foi a primeira corte de última instância com sede no Brasil, antecessora do atual STF. A Casa de Suplicação do Brasil foi criada com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, pelo alvará de 10 de maio de 1808.

Na lei de 22 de setembro de 1828, que extinguiu os Tribunais das Mesas do Desembargado do Paço e da Consciência e Ordens, fica claro que as funções atribuídas à Casa da Suplicação do Brasil foram paulatinamente absorvidas pelas Relações e pelo Superior Tribunal de Justiça. A Casa de Suplicação continuou funcionando oficialmente até 1832. Mesmo após essa data a desativação da Casa ocorreu de forma paulatina, só se efetivando completamente em 1834. É possível, portanto, que sejam encontrados documentos de 1808 até 1834.

Para mais informações, consulte o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN). Após um simples cadastro, acesse a base, vá em “Fundos/Coleções”, clique em “Pesquisa Multinível” e procure “Casa da Suplicação do Brasil” no índice alfabético.

Também pode ser pesquisado na Base de Dados do Acervo Judiciário: http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

 Ou visite nossa sala de consultas, no caso da informação desejada ainda não estar alimentada na base de dados.

Por: Equipe de Pesquisa e Difusão do Acervo - COPED

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página