Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Programa Memória do Mundo

Cerimônia de entrega dos Certificados de inclusão de acervos brasileiros

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 12h13 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 19h10 | Acessos: 163
No próximo dia 7 de dezembro, às 18h,  será realizada a cerimônia de entrega dos Certificados de inclusão de acervos brasileiros no Registro Nacional do Brasil do programa Memória do Mundo da UNESCO e no Registro Regional da América Latina e do Caribe, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

O Arquivo Nacional é uma das instituições que receberá o certificado conforme listas abaixo. A Direção-Geral do Arquivo Nacional estará presente nessa cerimônia. 
 
Nessa ocasião serão entregues certificados para os seguintes acervos nominados no Registro Nacional do Brasil, por meio de Portaria do Senhor Ministro da Cultura, publicada no Diário Oficial da União.
 
·       Arquivo Lima Barreto, apresentado pela Fundação Biblioteca Nacional.
·       Atas do Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado – o início da Previdência no Brasil, apresentado pela Mongeral Aegon Seguros e Previdência.
·       Coleção Família Passos, apresentado pelo Museu da República/ IBRAM.
·       Coleção Tribunal de Segurança Nacional: a atuação ao Supremo Tribunal Militar como instância revisional (1936-1955), apresentada pelo Superior Tribunal Militar.
·       Coleção Vladimir Kozák: Acervo Iconográfico, Filmográfico e Textual de Povos Indígenas Brasileiros (1948 – 1978), apresentada pelo Museu Paranaense.

·       Correspondência Original dos Governadores do Pará com a Corte. Cartas e Anexos (1764-1807), apresentada pelo Arquivo Nacional.

·       Formulário Médico: manuscrito atribuído aos Jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba, apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz.
·       Livros de Registros da Polícia Militar da Bahia, apresentados pela Polícia Militar da Bahia.
·       Registros Iconográficos da Revolta da Armada (1893-1894), apresentados pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, pelo Instituto Moreira Salles e pelo Museu Histórico Nacional.
·       Testamento do Senhor Martim Afonso de Sousa e de Sua Mulher Dona Ana Pimentel, apresentado pela Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Nessa ocasião será entregue o certificado para o seguinte acervo nominados no Registro Regional da América Latina e do Caribe, por meio de decisão do Comitê Regional para a América Latina e o Caribe – MoWLAC do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

·       Coleção Francisco Curt Lange de Manuscritos Musicais, apresentada pelo Museu da Inconfidência.
 
 
Serviço:
Data: dia 7 de dezembro
Horário: das 18 horas às 19:30 horas
Local: sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Av. Augusto Severo nº 8 - 12º Andar – Glória – Rio de Janeiro.
 

 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página