Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Início do conteúdo da página

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Escrito por Camila Souza | Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 13h04 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 13h10

Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1966, como um chamado à comunidade internacional para eliminar todas as formas de discriminação racial.

Este dia, em que também se comemora o Dia Mundial do Teatro, é uma ótima oportunidade para lembrar uma importante iniciativa realizada no Brasil: a fundação do Teatro Experimental do Negro – TEN.

Até a década de 1940, os negros eram sub-representados no teatro e no cinema no Brasil, e sua presença era circunscrita a papéis subalternos ou caricaturais, reforçando estereótipos raciais.  O Teatro Experimental do Negro foi criado em 1944 por iniciativa de Abdias Nascimento, com o objetivo de valorizar a identidade negra e combater a discriminação. Em uma época em que não existiam escolas de teatro, o TEN serviu como importante ambiente de formação, lançando diversos nomes, como Ruth de Souza, Lea Garcia, dentre outros.

 

Na imagem, Teatro Experimental do Negro ensaiando a peça Sortilégio, agosto de 1957. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_35917_004


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página