Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série SIGA: Preservação digital requer planejamento
Início do conteúdo da página

Série SIGA: Preservação digital requer planejamento

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h40 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h40

Com o objetivo de levar o público leitor do Portal do Arquivo Nacional a entender um pouco mais sobre o universo da gestão de documentos, está sendo realizada uma série de postagens elaboradas em parceria com a coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA.

O SIGA, da administração pública federal (APF) tem a finalidade de garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal o acesso aos documentos arquivísticos e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais. É dever do poder público a gestão e a proteção especial aos documentos arquivísticos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

O Arquivo Nacional é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA e tem atuado junto aos órgãos e entidades integrantes do Sistema na orientação técnica sobre a gestão de documentos arquivísticos, digitais e não digitais, com o objetivo de melhorar a produção e o uso desses documentos visando a sua destinação final (guarda permanente ou eliminação)

O tema da Série SIGA desta semana é: "Preservação digital requer planejamento".

A preservação e o acesso de documentos arquivísticos ao longo do tempo necessitam de planejamento e previsão de investimento constante e de alto custo, com o objetivo de manter e atualizar o ambiente tecnológico.

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página