Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 19 de abril: celebrando a história indígena
Início do conteúdo da página

19 de abril: celebrando a história indígena

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2019, 10h12 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 19h15

Em 19 de abril é comemorado, no Brasil, o Dia do Índio. A data foi escolhida por representantes de povos indígenas que participavam do 1° Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido no México, em 1940. O evento contou com a presença de representantes dos governos, dos povos indígenas de todo o continente, que tomaram parte no Congresso para ter a possibilidade de expressar seu ponto de vista, e também de etnólogos, sociólogos e historiadores.
Neste dia, representantes do Panamá, Chile, Estados Unidos e México apresentaram uma proposta de resolução instituindo a data para celebrar o Dia do Índio, assim como para estimular estudos sobre os diversos problemas pelos quais passavam os povos indígenas em todo o continente americano. No Brasil, a data foi estabelecida por meio do decreto-lei n° 5.540, de 2 de junho de 1943.
Em 2017, o Arquivo Nacional sediou pela primeira vez uma mostra com o tema, intitulada Itinerários Indígenas. A mostra foi organizada em dois módulos, com cerca de 200 documentos, entre reproduções e originais, conservados pelo Arquivo Nacional. Como fruto de pesquisa a grandes conjuntos documentais, públicos e privados, compreendidos entre os séculos XVI e XX, Itinerários Indígenas abordou etnias, rituais, regiões, narrativas de viagens, economia e política. Em abril de 2019, a publicação Índios no Brasil: vida, cultura e morte trouxe um dos capítulos da obra dedicado à mostra Itinerários indígenas, que também foi realizada na Universidade de Salamanca, na Espanha.
O Arquivo Nacional possui uma pasta em sua página no Pinterest com o tema Povos Indígenas, na qual imagens de diversos fundos sobre o assunto são disponibilizadas aos usuários. Acesse aqui para conferir. Também é possível pesquisar sobre o assunto no Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIAN, clicando aqui.

Cerimônia indígena na região do Xingu, década de 1960. Arquivo Nacional.

Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_04445_034.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página