Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Série Mulheres e o Arquivo: Audrey Hepburn
Início do conteúdo da página

Série Mulheres e o Arquivo: Audrey Hepburn

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2019, 19h07 | Última atualização em Quarta, 15 de Mai de 2019, 19h07

O Arquivo Nacional traz Audrey Hepburn como a personalidade de destaque desta semana da  "Mulheres e o Arquivo". A série é uma iniciativa do portal Arquivo Nacional que procura levar aos seus leitores o perfil de  femininas com trajetórias de vida marcantes, bem como os itens documentais que fazem parte do acervo da instituição.

Audrey Hepburn nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 04 de maio de 1929. Ela se consagrou como uma atriz mundialmente famosa nas décadas de 1950 e 1960, tendo estrelado filmes como A Princesa e o Plebeu (1953), que lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz, e Bonequinha de Luxo (1961), seu papel mais conhecido e cujo figurino se tornou um ícone de estilo até os dias atuais.
Antes da fama, Audrey morou com sua mãe na Holanda. Durante seu período no país ela teve aulas de balé e tinha o sonho de seguir a carreira de dançarina. Apesar de não fazer parte oficialmente da Resistência Holandesa, a jovem participava de eventos de dança e música que angariavam fundos para a causa e dava aulas de dança para meninas refugiadas.
No final da década de 1980, a atriz foi nomeada Embaixadora da UNICEF e com seu trabalho humanitário visitou países como a Etiópia, a Turquia, Venezuela e Equador, Somália, Vietnã, entre outros.
Audrey Hepburn faleceu em 1993, aos 63 anos, mas seu legado no cinema e na moda permanece vivo, assim como seu ativismo humanitário gerou frutos através das iniciativas Audrey Hepburn Children's Fund e Audrey Hepburn Society.
O Arquivo Nacional possui em seu acervo uma imagem do cartaz de divulgação do filme “Bonequinha de Luxo”, que pode ser acessada na pasta Personalidades do perfil da instituição no Pinterest.

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página