Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira como foi a edição extra do Arquivo Faz Escola de maio
Início do conteúdo da página

Confira como foi a edição extra do Arquivo Faz Escola de maio

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 09h54 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 13h54

Foi realizada nesta terça-feira, dia 28 de maio, a edição extra do Arquivo Faz Escola de maio, que teve como tema “Intolerância religiosa”. Durante o evento foi exibido o filme “Intolerâncias de fé” (2016), de Alexandre B. Borges, Taís Capelini e Fernando de Sousa.

A sessão contou com a participação dos alunos da Ong SerCidadão; da Escola Estadual Olavo Bilac e da Escola Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles. Após o filme, o grupo participou de uma roda de conversa com Sandy Jesus, Geógrafa (SME-RJ) e Lavini Beatriz de Castro, historiadora (SME-RJ).

Sandy destacou a importância de trabalhar as diferenças com os alunos: “como educadores devemos trabalhar as diferenças. Dar oportunidade ao aluno de se expressar, conhecer e respeitar a opção de cada um. Isso passa pela tolerância e respeito. Muitas vezes, não temos espaços para falar e esse evento é uma oportunidade maravilhosa que estamos tendo. É muito bom os alunos poderem assistir a um filme como esse, participar do debate, se expressar e aprender. Estamos plantando uma pequena semente para que esses jovens possam refletir sobre a intolerância e o desrespeito ao próximo”.

Lavini falou sobre a necessidade de mostrar aos jovens, e ensiná-los a respeitar, a diversidade da nossa sociedade: “nossa sociedade foi formada por negros, europeus e índios e por isso tem uma diversidade cultural muito grande, uma pluralidade de questões culturais e sociais que precisam ser discutidas em sala de aula. É importantíssimo ter um espaço que valorize essa diversidade, que fale da construção européia, indígena e afro brasileira, para que possamos ter uma expertise do que foi nossa história e do que está sendo nossa cultura”.

Fonte: Texto e fotos Equipe de Educação em Arquivos/ COPED/COACE.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página