Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça a fábrica de papel do Arquivo Nacional!
Início do conteúdo da página

Conheça a fábrica de papel do Arquivo Nacional!

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h46 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 16h00

Dentro das atividades da 3ª Semana Nacional está sendo oferecida até quinta-feira, 06 de junho, uma visita guiada à fábrica de papel do Arquivo Nacional.

A atividade gratuita é conduzida pelo servidor Anivaldo Gonçalves, químico responsável pela fábrica, e tem a mediação da servidora Valéria Morse, da Equipe de Educação em Arquivos. A visita busca disseminar o trabalho realizado pelo Arquivo Nacional na produção de papel de qualidade e com as especificações necessárias para o uso na conservação e restauração de acervos, assim como em sua reprodução.

Os visitantes são apresentados ao passo a passo da fabricação de papeis e também recebem explicações sobre o maquinário presente, que inclusive conta com máquinas desenvolvidas na própria instituição, além de terem suas perguntas e dúvidas respondidas pelo servidor responsável.

As visitas estão ocorrendo às 12 horas e o ponto de encontro é o hall da entrada principal da sede do Arquivo Nacional, localizado na Praça da República, 173 – centro do Rio de Janeiro.

A Semana Nacional de Arquivos é uma iniciativa do Arquivo Nacional em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa e acontece em todo o Brasil entre os dias 3 e 8 de junho. Ela está em sintonia com dois eventos do calendário mundial: A International Archives Week, idealizada pelo ICA, e o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória/2019, conforme previsto na declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura.


Confira a programação completa aqui:

http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/index.php/programacao.

 

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página