Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Segundo dia da 3ª Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Segundo dia da 3ª Semana Nacional de Arquivos

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 19h42 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 19h46

O segundo dia de atividades da 3ª Semana Nacional de Arquivos na sede do Arquivo Nacional - AN, no Rio de Janeiro, teve início com a roda de conversa “Organização de arquivos escolares”, com Priscila Ribeiro, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e Teresa Alves, da Escola Municipal Orsina da Fonseca. O objetivo do encontro foi disseminar a importância de organizar e preservar os arquivos escolares.

Ainda na parte da manhã foi realizada no auditório do Arquivo Nacional a palestra “Como se pesquisa em um arquivo – orientações, dicas e possibilidades”, ministrada pelos servidores Thiago Mourelle e Viviane Gouvêa, pesquisadores da instituição.

Sendo uma palestra informativa, teve como objetivo orientar a sociedade em relação à consulta de arquivos, assim como esclarecer as dúvidas inerentes ao público em geral e complementar as atividades de quem trabalha com arquivos.

Segundo Thiago, a iniciativa de realizar esta palestra surgiu “para ajudar desde as pessoas leigas a consultar em arquivos - vamos começar de uma forma bem didática, abordando como se consegue pesquisar no Arquivo Nacional - até as pessoas que já tem uma iniciação para conhecerem melhor as ferramentas de pesquisas, os sites temáticos e a documentação do órgão.”

Durante a tarde ocorreu uma palestra sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal,  ministrada por Carolina de Oliveira, Coordenadora do SIGA, em mesa realizada no auditório do Arquivo Nacional.

Carolina de Oliveira fez um panorama dos principais marcos para o processo de formulação e implementação do SIGA nos últimos 15 anos, assim como sua relação com os demais Sistemas Estruturadores da APF, desde sua criação em 2003. A palestrante citou ainda obras de referência importantes para a gestão de documentos de arquivo e que elucidam a importância dos arquivos no Executivo Federal.

Finalmente, Carolina de Oliveira enumerou os desafios contínuos para a efetiva implementação do Sistema de Gestão de Documentos na administração pública federal e apresentou em linhas gerais o projeto estratégico do SIGA para o período 2019-2020.

Às 16h, foi realizada a palestra “Digitização da pesquisa em humanidades e as possibilidades do documento histórico”, com Ricardo Pimenta (IBICT/UFRJ). Pimenta falou dos processos de transformação digital vividos pelas sociedades contemporâneas e como o contexto tecnológico atual afeta as pesquisas nas ciências humanas e sociais. O professor apresentou também as atividades desenvolvidas pelo Larhoud – Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhoud) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e discutiu a necessidade da criação de ferramentas para lidar com a realidade digital da atualidade.

A 3ª Semana Nacional de Arquivos acontece de 3 a 8 de junho em 211 instituições de todo o país oferecendo ao público atividades como palestras, oficinas, eventos artístico-culturais, entre outros. Ela está inserida em dois eventos do calendário mundial: International Archives Week, idealizada pelo ICA, e Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória/2019, efeméride expressa na declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura.

Acompanhe a programação completa no Brasil aqui.

 

 


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página