Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Saiba como foi o último dia da 3ª SNA no Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página

Saiba como foi o último dia da 3ª SNA no Arquivo Nacional

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 17h22 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 17h39

O último dia da programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos - SNA no Arquivo Nacional, que aconteceu na sexta-feira, 7 de junho, iniciou-se com a oficina “Gerenciamento de riscos para bens culturais, ministrada pelo servidor Tiago César da Silva, da Copac. Após a apresentação de slides, houve a realização de exercícios pertinentes ao tema. Para Tiago, “treinar as pessoas e fazer com que elas pensem sobre os riscos e conversem entre si é o maior ganho da oficina de gerenciamento de riscos, afinal a gente só se protege dos perigos quando os observa.”

Tiago César da Silva

WhatsApp Image 2019 06 07 at 11.00.44

 

Durante o dia, também aconteceram duas mesas-redondas: “Arquivos, memória e transparência na Ibero-América” e “Projeto Resgate – reconfiguração do arquivo histórico do Museu Nacional/UFRJ”.

Em “Arquivos, memórias e transparência na Ibero-América”, a mesa contou com a participação de Sergio Lima e Vicente A. Rodrigues, e com a mediação de Sátiro Nunes, servidores do Arquivo Nacional. Sérgio falou sobre a relevância do Programa Iberarchivos e de recontar a história dos países que fazem parte desta iniciativa: “são de fundamental importância para os arquivos da Ibero-América esses projetos, porque com os aportes financeiros do Programa Iberarchivos, por exemplo, somos capazes de levar a cabo a transparência, a preservação da memória, a divulgação do patrimônio, além de disponibilizar para acesso fundos importantíssimos da história desses povos."

Da esquerda para a direita, Sérgio Lima e Vicente Rodrigues

WhatsApp Image 2019 06 07 at 14.25.26

Coincidindo com a comemoração dos 201 anos do Museu Nacional (MN), a mesa-redonda  “Projeto Resgate – reconfiguração do arquivo histórico do Museu Nacional/UFRJ” trouxe a equipe de reconfiguração do arquivo histórico do Museu Nacional  “para um diálogo positivo com a comunidade arquivística e com a sociedade", afirmou Aluf Elias (Arquivo Nacional), mediadora deste encontro. Os palestrantes apresentaram o arquivo histórico do Museu Nacional, institucionalizado-o com o nome de Seção de Memória e Arquivo (Semear) e debateram a atividade arquivística desenvolvida no MN. Destacaram também a importância da Semear para a memória da ciência no Brasil e seu lugar como um dos mais importantes polos de pesquisa e acesso à informação científica. Para Maria das Graças Souza Filho (Museu Nacional), “foi uma oportunidade única, um privilégio poder compartilhar as informações sobre este projeto, que tem como objetivo recuperar os arquivos digitais do arquivo histórico do Museu Nacional", os quais, de acordo com ela, vários pesquisadores já se comprometeram em devolver à  Instituição. Participaram deste encontro, além de Maria das Graças Souza Filho (Museu Nacional) a, profª. Maria José Santos (UFRJ). Gustavo Moreira (Museu Nacional), Paulo Sily (Uerj), Maria de Nazaré Pereira (Ibct), Cássia de Deus (UFRJ), Jorge Silva Junior (UFRJ) e Maria das Graças Souza Filho (UFRJ).

 Participantes da mesa “Projeto Resgate – reconfiguração do arquivo histórico do Museu Nacional/UFRJ”

20190607 161918

Encerrando o dia, aconteceu um show com a banda Fuzi Bossa, no pátio do Arquivo Nacional, que tocou grandes sucessos nacionais, animando o início de noite e fechando o evento com bastante alegria.

Banda Fuzi Bossa

20190607 174430

A 3ª Semana Nacional de Arquivos aconteceu entre os dias 3 a 8 de junho em 211 instituições de todo o país e ofereceu ao público atividades como palestras, oficinas, eventos artístico-culturais, entre outros. A SNA está inserida em dois eventos do calendário mundial: International Archives Week, idealizada pelo ICA, e Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória/2019, efeméride expressa na declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura.


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página