Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 3ª Semana de Nacional de Arquivos na Coordenação Regional, em Brasília
Início do conteúdo da página

3ª Semana de Nacional de Arquivos na Coordenação Regional, em Brasília

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 14h28 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 16h51
As atividades da 3ª Semana de Nacional de Arquivos, na Coordenação Regional, em Brasília - Coreg, foram realizadas durante as tardes dos dias 3 a 6 de junho. O primeiro dia, após a abertura do evento pela coordenadora-geral Mariana Carrijo, teve início com a palestra “Conhecendo o Arquivo Nacional” ministrada pelos servidores Raynes A. Castro e Pablo E. Franco.  A história do Arquivo Nacional foi tema da palestra de Pablo E. Franco e os principais fundos, linhas de pesquisa e acesso às bases de dados do Arquivo Nacional foram apresentados por Raynes A. Castro. Foi oferecida uma oficina de marmorização em papel pode ser utilizado para confecção de embalagens e acondicionamento pelos servidores Isaias Santana e Antonio Edson.
 
No segundo dia, a arquivista Cláudia Dias Geraldes, servidora da Coordenação de Arquivo e Gestão de Documentos e presidente da Subcomissão SIGA do Ministério da Saúde apresentou a palestra “A gestão de documentos aplicada na criação formal dos arquivos – o caso do Ministério da Saúde”. Por ser um dos ministérios que mais tem avançado na gestão de documentos, Claudia Geraldes discorreu sobre os impactos da gestão de documentos no ambiente institucional e no próprio arquivo do Ministério da Saúde.
 
Cláudia Dias Geraldes
 
No terceiro dia, foi realizada mesa-redonda sobre o Programa Memória do Mundo (MoW) da Unesco, onde foram apresentados os acervos sob a guarda da Coreg que foram registrados no Programa: o acervo da Assessoria de Segurança e Informações da Fundação Nacional do Índio – ASI/FUNAI (Regisro MoW Brasil) e os acervos do Serviço Nacional de Informações – SNI; Conselho de Segurança Nacional – CSN; Comissão-Geral de Investigações – CGI e Comissão-Geral de Inquéritos Policiais Militares – CGI-IPM (Registro MoW Internacional). O jornalista Rubens Valente, autor do livro “Os fuzis e as flechas – história de sangue e resistência”, publicado em 2017, apresentou os principais resultados da sua pesquisa e os documentos da ASI-Funai que foram fontes fundamentais em seu trabalho. Ficou a cargo da servidora Vivien Ishaq apresentar os acervos do regime militar inscritos no Programa MoW Internacional.
 
Rubens Valente
 
No quarto e último dia do evento, houve a apresentação do projeto “Centro Cultural dos Poderes da União”, pelo chefe de Serviço de Museu do Senado Federal, Alan Silva. Em seguida, a professora da de Museologia da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília -UnB, Ivy Souza da Silva, apresentou a palestra sobre “Cartazes do movimento estudantil: a contribuição da conservação para a construção da memória da atuação secundarista na greve de 1968”. Por fim, a servidora Meireluce  Santos Perpétuo, apresentou uma parte da pesquisa de sua dissertação de mestrado “Memória, identidade e fé na Capela de Brasília: análise das relações de poder no restauro da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima,  apresentada à Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
 Ivy Souza da Silva
 
Alan Silva
 
 
 
Fonte: Coordenação Regional no Distrito Federal/ Vivien Ishaq.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0)

registrado em:
Fim do conteúdo da página