Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AN recebe exposição com peças remanescentes do Museu Nacional
Início do conteúdo da página

AN recebe exposição com peças remanescentes do Museu Nacional

Escrito por José Márcio Batista Rangel | Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 12h22 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 13h23

O Arquivo Nacional, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem o prazer de receber a exposição itinerante “Os Primeiros Brasileiros”, que reúne registros sobre os povos indígenas da região nordeste e retrata a colonização, as narrativas indígenas e os desafios atuais. Será a primeira vez que a exposição, integralmente composta por peças do acervo do Museu Nacional, será remontada após o trágico incêndio de 2018, que atingiu a sede da instituição vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A maior parte do acervo de “Os Primeiros Brasileiros” traz imagens e documentos, que estão expostos para proporcionar ao público uma viagem pela história dos povos indígenas do Brasil. A montagem levou em consideração, também, a imponente arquitetura do prédio principal da sede do AN para compor sua ambientação. O percurso da visita começa pelo Salão Nobre (2º andar) e termina no Salão de Exposições (1º andar).
A exposição reúne as únicas peças da coleção do acervo antropológico do Museu Nacional que sobreviveram ao incêndio ocorrido em setembro de 2018. Na ocasião, ela estava em cartaz no Distrito Federal. Como instituição parceira do Museu Nacional/UFRJ, o Arquivo Nacional está atuando em uma série de ações que envolvem, além da exposição “Os Primeiros Brasileiros”, guarda de acervo, doação de mobiliário e auxílio técnico para a instituição.
A  exposição está aberta ao público das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. O Arquivo Nacional está localizado na Praça da República, 173 - Centro do Rio de Janeiro.

 

Foto: Diogo Vasconcellos/Coordcom-UFRJ

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página