Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Arquivista
Início do conteúdo da página

Dia do Arquivista

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 11h35 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 11h35

Em 20 de outubro foi comemorado em todo o Brasil o Dia do Arquivista. A data celebra o profissional responsável, entre outras funções, pelo planejamento, organização, assessoramento, orientação e gestão de serviços ou instituições arquivísticas públicas e privadas. O Arquivo Nacional aproveita a ocasião para parabenizar todos os arquivistas pelo seu dia e destacar a importância dos profissionais presentes em seu quadro funcional para o cumprimento com qualidade da missão institucional do órgão.

A formação em Arquivologia se dá através de curso superior e foi com a promulgação da Lei nº 6.546, de 4 de Julho de 1978, que a profissão, juntamente com a de Técnico em Arquivo, foi regularizada e oficializada no país. Outro aspecto importante desta lei foi a criação do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. A origem do Dia do Arquivista remonta a 1823, quando o então deputado Pedro de Araújo Lima, que viria a ser conhecido como Marquês de Olinda, apresentou proposta para a criação do primeiro Arquivo Público do Império, origem do atual Arquivo Nacional. O dia 20 de outubro também é a data de inauguração da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), em 1971.

O Dia do Arquivista é, portanto, mais do que uma data para celebrar a profissão. Este dia serve também para homenagear os profissionais, lembrar das conquistas obtidas ao longo dos anos e refletir sobre os desafios futuros de uma área vital para a administração das atividades de Estado e a preservação da memória da humanidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página