Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Faz Escola: Ilha das Flores
Início do conteúdo da página

Arquivo Faz Escola: Ilha das Flores

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 15h11 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 15h11
Foi realizada nesta terça-feira,  22 de outubro, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, a edição de outubro do Arquivo Faz Escola, com a exibição do documentário “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado (1989).

Na parte da manhã, a sessão contou com a participação dos alunos das Escolas Municipais Ceará e Villas Boas e do Centro de Integração Empresa-Escola CIEE Rio. Após a sessão foi realizada uma roda de conversa com os cientistas sociais Tathiane Vitorino e Eduardo d'Ávila.

Uma das questões que Tathiane enfatizou foi a importância das pessoas acreditarem que podem mudar seus lugares na sociedade: “Nunca deixe que alguém determine o que você é ou que posição ocupa num determinado lugar. A pessoa pode ter nascido numa condição de pobreza, mas isso pode mudar. Nada é determinante. Todos nós precisamos ter essa consciência para lutar e transformar a sociedade”.

Eduardo explicou aos alunos, entre outros assuntos, a necessidade de combater as diferenças sociais: “A pobreza e a desigualdade não são naturais, não são fenômenos físicos, e sim questões históricas que devem ser combatidas. É preciso lutar pela igualdade social, pelos projetos sociais. Precisamos acreditar que pode existir uma sociedade sem fome”.

O Arquivo Faz Escola, em suas edições mensais, é uma iniciativa da Equipe de Educação em Arquivos (Edarq/Coped), em parceria com a Midiateca e a Coordenação De Documentos Audiovisuais e Cartográficos, com a finalidade de aproximar o Arquivo Nacional e seu acervo das escolas, professores e ongs voltadas para a formação de jovens.
 
 
 
 
Fotos:
 
1 - Alunos participam da roda de conversa com os cientistas sociais Tathiane Vitorino e Eduardo d'Ávila no auditório do AN.
2 - Tathiane Vitorino e Eduardo d'Ávila no auditório principal do AN.
3 - Palestrantes, professores e alunos se divertem no pátio interno do AN.
 
Fonte: Texto e fotos Edarq/Coped.
registrado em:
Fim do conteúdo da página