Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional oferece programação sobre o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual
Início do conteúdo da página

Arquivo Nacional oferece programação sobre o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Escrito por Tassia Verissimo | Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 07h29 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 09h23

Hoje, dia 29 de outubro, a partir das 14h, em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, o Arquivo Nacional realizará o evento  "Envolva o passado com sons e imagens: o audiovisual e os saberes indígenas".

Dentro da programação, haverá a exibição de filmes, seguida de debates.  Serão reproduzidos os documentários: "Rondon, patrono das telecomunicações" e "Um dia na vida de uma tribo na floresta tropical – os Urubu-Kaapor". Em seguida, serão projetados "Cidadão Jatobá " e "Ari Okãta Haka – Aqui é assim". O debate "O audiovisual e os saberes indígenas: arquivo, preservação e acesso"  acontece às 15h, com a presença dos cineastas Maria Luiza Aboim e Nicole Algranti.

"Envolva o passado com sons e imagens: o audiovisual e os saberes indígenas" acontece em consonância com a orientação da Federação Internacional de Filmes de Arquivo (FIAF), da qual o Arquivo Nacional é membro,

O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma comemoração que foi aprovada pela Conferência Geral da Unesco, em 2005, como forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro e a importância desse patrimônio para o reconhecimento da identidade de todos os povos.

O evento é gratuito e acontece no auditório do Arquivo Nacional, que fica na Praça da República, 173.

Confira a programação.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página