Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquivo Nacional: 180 anos
Início do conteúdo da página
contagem regressiva

Arquivo Nacional: 180 anos

Escrito por ASCOM | Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 15h19 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 16h33

Iniciamos hoje a contagem regressiva para os 180 anos do Arquivo Nacional. Faltam alguns dias para a instituição, criada no dia 2 de janeiro de 1838, celebrar a grande data. A programação do próximo ano prevê o lançamento de exposições, seminários, publicações, entre outros eventos comemorativos.

Ele nasceu como Arquivo Público do Império, conforme previsto na constituição de 1824, com a finalidade de guardar os documentos públicos. Provisoriamente, foi estabelecido na Secretaria de Estado dos Negócios do Império, no edifício do Ministério do Império, na rua da Guarda Velha, atual Rua Treze de Maio, no Rio de Janeiro. Prestes a completar 180 anos, o Arquivo Nacional, ao longo de quase dois séculos da história do Brasil, se consolidou como a principal instituição arquivística do país, construindo um papel central na preservação da memória nacional e na administração pública federal.  

O Arquivo Nacional conserva, em sua sede, no Rio de Janeiro e em sua Coordenação Regional no Distrito Federal, mais de 55 quilômetros de documentos textuais, cerca de 1,74 milhão de fotografias e negativos, 200 álbuns fotográficos, 15 mil diapositivos, 4 mil caricaturas e charges, 3 mil cartazes, mil cartões postais, 300 desenhos, 300 gravuras e 20 mil ilustrações, além de mapas, filmes, registros sonoros e uma coleção de livros raros que supera 8 mil títulos.

A instituição também oferece orientação técnica e capacitação a integrantes da Administração Pública Federal na área de Gestão de Documentos.

Mais do que simplesmente guardar documentos públicos, hoje o Arquivo Nacional implementa e acompanha a Política Nacional de Arquivos, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental brasileiro. A instituição atua para garantir pleno acesso à informação e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.

Marca 180 anos

A marca comemorativa dos 180 anos da maior instituição arquivística do país tem como inspiração o caleidoscópio. O padrão foi construído a partir de formas geométricas que compõem a fachada do prédio histórico da sede do Arquivo Nacional, ícone da instituição.

 

 

 

 

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página