Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Governança, memória e herança
Início do conteúdo da página
II Semana Nacional de Arquivos

Governança, memória e herança

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 09h10 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 17h37

Governança, memória e herança é o tema da segunda edição da Semana Nacional de Arquivos, proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). O ICA sugere que se faça desse evento uma oportunidade para que os profissionais da área e os acervos com os quais eles trabalham ganhem maior visibilidade, por meio do compartilhamento das experiências de cada instituição. Esse tema é amplo e contempla todo e qualquer arquivo que tenha relações com os sistemas de governo municipais, estaduais ou federal, ou que ajude na preservação da memória, em benefício da sociedade para a qual serve.

A Semana Nacional de Arquivos, período dedicado a eventos acadêmicos e culturais relacionados aos arquivos e às entidades culturais de todo o país, é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura. Seu objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos.

O evento ocorre em vários espaços e se insere no calendário internacional de celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). Na edição de 2017, mais de 150 instituições, em quase todos os estados brasileiros, fizeram algum tipo de atividade a fim de chamar a atenção do público para o trabalho em arquivos.

Para participar, as instituições arquivísticas, os centros de memória e demais entidades detentoras de acervos, de natureza pública ou privada, devem programar um ou mais eventos em seus espaços ou de parceiros, tais como exposições, visitas mediadas, rodas de conversa, palestras, exibições de filme, espetáculos artísticos, entre outros.

Não importa se você está em uma grande metrópole ou em uma cidade do interior, em um arquivo enorme ou em um pequeno setor dentro de uma instituição que não é voltada especificamente para o tratamento arquivístico. Se você trabalha com qualquer tipo de acervo documental, aproveite esse momento para mostrar o valor do trabalho de preservação e organização de documentos textuais, iconográficos, cartográficos, sonoros, entre outros.

2ª Semana Nacional de Arquivos -  4 a 9 de junho de 2018

Inscrições: de 2 de abril a 24 de maio de 2018

Como se inscrever: preenchendo formulário disponível em http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br.

Para saber mais sobre o tema https://www.ica.org/en/international-archives-day-2018

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefones (21) 2179-1273 e (21) 3289-8674.

 

 

registrado em: 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página