Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Clipping nº 022/2017

Arquivo Nacional divulga base de dados sobre imigrantes que desembarcaram no RJ

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 12h23 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 17h45 | Acessos: 211

Documentos trazem a relação de 1,3 milhão de passageiros que desembarcaram no porto do Rio de Janeiro entre 1875 e 1910

Rio de Janeiro – O Arquivo Nacional lança, nesta quarta-feira (26), a base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil: As relações de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro”. Os arquivos contêm um milhão e trezentos mil nomes de estrangeiros que entraram no país durante o período de 1875 a 1910.

A base de dados, idealizada e coordenada pela professora Ismênia de Lima Martins, da Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo facilitar o acesso aos dados contidos nas listas de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro. Os documentos recompõem a trajetória dos imigrantes no país, possibilitando aos brasileiros conhecerem suas origens e solucionar questões concretas, como direitos de cidadania e propriedade, com acesso rápido e fácil à documentação.

O evento de lançamento do projeto terá palestras dos professores Ana Silvia Scott, da UNICAMP, especialista em movimentos populacionais; Fernando de Souza, do CEPESE (Portugal), especialista em mobilidades geográficas; além da professora Ismênia, especialista em História do Brasil.

Um vídeo sobre a imigração para o Brasil também será exibido. A obra foi produzida com acervo do Arquivo Nacional e conta com depoimentos de imigrantes e descendentes que escolheram o país como pátria. Alguns personagens do filme estarão presentes no evento.

Serviço:

Lançamento da base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil: As relações de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro
Data: 26/4/17
Local: Arquivo Nacional – Rio de Janeiro
Horário: Das 14h às 18h

Fonte: http://www.justica.gov.br/noticias/arquivo-nacional-divulga-base-de-dados-sobre-imigrantes-que-desembarcaram-no-rj - 25/4/17

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página