Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Série “Oposição à ditadura militar (1964-1985)”

Organizações de esquerda

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 17h46 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2017, 17h46 | Acessos: 137

A partir de 1960, no contexto de uma profunda agitação política e cultural, inaugura-se no campo da esquerda brasileira o processo de surgimento de diversas organizações, como alternativa ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), formando uma constelação de dissidências comunistas. Após o golpe militar e inspiradas pelos novos movimentos revolucionários internacionais, como as revoluções cubana e chinesa, as organizações de resistência ao regime, fossem armadas ou não, se distinguiam sobre três aspectos principais: o caráter da revolução; as formas de luta; e o tipo de organização adotado. Algumas diferenças entre elas levaram à fragmentação, que pode ser explicada também pelas condições de atuação na clandestinidade. Por exemplo, a Aliança Libertadora Nacional (ALN), criada em 1967 como uma das principais dissidências do PCB, elegeu a luta armada como principal meio de resistência ao estado ditatorial e para implantação do regime comunista no país.

A partir da análise dos processos políticos que transitaram pela Justiça Militar, a publicação Brasil: Nunca Mais identificou quarenta e quatro organizações/partidos políticos, 4.935 réus incluídos na categoria-tipo “militância em organizações partidárias clandestinas” e quanto à participação em ação violenta ou armada 1.464 envolvidos. 

Abaixo, documento da Agência São Paulo do Serviço Nacional de Informações, que avalia a “evolução do movimento esquerdista no Brasil” até 1971.

 

 Referência: Serviço Nacional de Informações, BR DFANBSB V8.AC_ACE_28251_71

 

Por: Equipe de Acesso e Difusão do Acervo 
        Coordenação Regional do Distrito Federal-COREG


ASCOM
Assessoria de Comunicação Social

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

Visite nossas redes sociais:
Twitter - https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook - https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest - https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram - https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud - https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr - https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

registrado em:
Fim do conteúdo da página