Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Difusão > Sítios Temáticos
Início do conteúdo da página
Serviços ao Cidadão

Sítios Temáticos

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 16h19 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 12h55 | Acessos: 21360

Como forma de facilitar e agilizar consultas, o Arquivo Nacional disponibiliza sítios eletrônicos que complementam o atendimento e auxiliam os usuários em suas pesquisas:

O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira
O sítio oferece aos pesquisadores e a todos os interessados um instrumento para conhecer, de modo aprofundado, o acervo do Arquivo Nacional referente à História Luso-Brasileira, entre os séculos XVI e as primeiras décadas do XIX. Voltado principalmente à pesquisa acadêmica e às atividades em sala de aula, esse sítio é parte de um amplo programa que há mais de uma década promove exposições, livros, seminários, entre outros produtos.
Roteiro de Fontes do Arquivo Nacional para a História Luso-Brasileira
Base de dados que abrange um universo de três mil e quinhentos conjuntos documentais referentes à história luso-brasileira entre os séculos XVI e XIX. A totalidade do acervo relativo ao período foi indexada por temas, lugares e nomes de instituições ou indivíduos, procurando respeitar a especificidade da documentação arquivística. As pesquisas incluem, ainda, o fundo (proveniência), o conjunto documental e o título do instrumento de pesquisa relativo a este conjunto. O campo destinado às observações indica a existência de documentos em língua estrangeira, e outras informações complementares. Desta forma, o pesquisador poderá estabelecer, a partir de seu interesse, o conjunto de fontes a ser consultado.
Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República
Sítio eletrônico dedicado ao Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República – CIAPR. O CIAPR é um sistema de informação capaz de fornecer ao cidadão, de maneira uniforme e sistemática, a possibilidade de localizar e ter acesso aos acervos documentais dos presidentes da República, de natureza arquivística, bibliográfica e museológica. O centro de informação abrange documentos produzidos e acumulados antes, durante e depois do mandato presidencial e custodiados por instituições públicas, entidades privadas, particulares ou pelo próprio titular.
Retratos Modernos
Versão virtual da publicação Retratos Modernos, lançada pelo Arquivo Nacional em 2005. A obra apresenta a produção original dos fotógrafos e estúdios brasileiros e estrangeiros que marcaram a introdução e divulgação da fotografia em nosso país. As imagens exibem membros da classe senhorial, escravos ou libertos e anônimos que se fizeram retratar em ateliês, transitando entre o álbum de família e o apelo da curiosidade pelos trópicos. Vistas ou paisagens do Rio de Janeiro e de algumas outras cidades também vieram a compor um gênero, em séries ou álbuns, que constituíram uma memória dos espaços públicos brasileiros. As imagens são também um testemunho da modernização, da industrialização e da expansão dos centros urbanos da segunda metade do século XIX até as primeiras décadas do século XX.

Fim do conteúdo da página