Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Maria Odila Fonseca 2017
Início do conteúdo da página

Prêmio Maria Odila Fonseca 2017

Escrito por ASCOM | Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 07h00 | Última atualização em Sábado, 16 de Setembro de 2017, 11h43

Veja o vídeo  da divulgação do Resultado do Prêmio Nacional de Arquivologia – Maria Odila Fonseca 2017 em nosso Facebook .

O Arquivo Nacional anunciou o resultado do Prêmio Nacional de Arquivologia – Maria Odila Fonseca 2017. O primeiro lugar de cada categoria será premiado com a publicação de seu trabalho. Confira o resultado:

Categoria Monografia de Graduação:

1º lugar – Karina Xavier Holstein (pseudônimo Archie), bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Título: ‘Uma análise dos concursos públicos para arquivista no Brasil’.

2º lugar - Juliana de Mesquita Pazos (pseudônimo Aurora Veryinskaya), bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Título: ‘O Ensino da Classificação Arquivística nos Currículos Interdisciplinares da UFF e UNESP’.

3º lugar - Railane Antunes Pereira (pseudônimo Lílian Luna Potter), bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Título: ‘Para além do valor probatório e administrativo: arquivos, comunidade escolar e educação patrimonial’.

Categoria Dissertação de Mestrado:

1º lugar – Cássio Murilo Alves Costa Filho (pseudônimo Peter Scott), mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Título: ‘O ciclo vital dos documentos ante o Pós-Custodialismo: o modelo australiano records continuum como instrumento de elucidação’.

2º lugar – Fabricio Vieira Balmant (pseudônimo Sir James Murray), mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Título: ‘Terminologia Arquivística Brasileira: estudo exploratório de publicações e termos’.

3º lugar – Ívina Flores Melo Kuroki (pseudônimo Sakura), mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Título: ‘Demarcações conceituais dos princípios científicos da Arquivologia e da Ciência da Informação: contribuições para a configuração científica das disciplinas no campo da informação’.

Na Categoria Tese de Doutorado, não houve classificado.

 

ASCOM - Assessoria de Comunicação Social 

15 de agosto de 2017

 



 

Resultado do Concurso de Monografias  - PRÊMIO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA / MARIA ODILA 2017

PROCESSO 08060.000365/2016-15 – No dia 1º de setembro de 2017, reuniu-se a Comissão Especial de Licitação/Comissão Julgadora do Prêmio Nacional de Arquivologia - Maria Odila 2017, criada pela Portaria n. 288 de 22 de novembro de 2016 do Diretor Geral do Arquivo Nacional, e composta pelos professores Daniel Flores, Clarissa Moreira dos Santos Schmidt, Cynthia Roncaglio, Renato Pinto Venâncio, sob a presidência de Diego Barbosa da Silva.
Depois do exame prévio dos 14 (catorze) trabalhos concorrentes divididos em três categorias, conforme Resultado da Habilitação, publicado no Diário Oficial da União de 22 de junho de 2017, a Comissão destaca o excelente nível dos trabalhos apresentados e classifica, na Categoria Monografia de Graduação, em 1º lugar a monografia sob o pseudônimo Archie; em 2º lugar a monografia sob o pseudônimo Aurora Veryinskaya; em 3º lugar a monografia sob o pseudônimo Lílian Luna Potter; na Categoria Dissertação de Mestrado, em 1º lugar a monografia sob o pseudônimo Peter Scott; em 2º lugar a monografia sob o pseudônimo Sir James Murray; em 3º lugar a monografia sob o pseudônimo Sakura; na Categoria Tese de Doutorado, não houve classificado. De acordo com o Regulamento do Edital do Concurso será premiado o primeiro lugar de cada categoria.
A abertura dos envelopes contendo a documentação e conseqüente identificação dos autores será realizada em ato público, logo após a homologação do resultado do concurso pela Direção-Geral do Arquivo Nacional, no dia 15 de setembro de 2017, às 14:00 horas, no Auditório Principal da sede do Arquivo Nacional.

 

Prof. Diego Barbosa da Silva
Prof. Daniel Flores

Profa. Clarissa Moreira dos Santos Schmidt 
Profa. Cynthia Roncaglio
Prof. Renato Pinto Venâncio

 

D.O.U Seção 3 - 04/09/2017

 

 

 



- Entrega dos trabalhos até 31 de maio de 2017 (quarta feira);
- Habilitação - Publicação no DOU 15 dias úteis após a data final de entrega dos trabalhos 22 de junho de 2017 (quinta-feira);
- Reunião da Comissão Julgadora até 31 de agosto de 2017 (quinta-feira);
- Resultado do julgamento 31 de agosto de 2017 (quinta-feira);
- Prazo de homologação pela direção-geral do AN (5 dias úteis) 01 a 08 de setembro de 2017; 
- Abertura dos envelopes 15 de setembro de 2017 (sexta-feira)

 D.O.U de 04/maio/2017
 PDF - fl.1 e fl.2

Trabalhos habilitados

Atendendo ao disposto no edital publicado em 03 de fevereiro, o AN divulga a relação de habilitados.
O Prêmio tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da área de Arquivologia no país, tem por objeto a premiação de trabalhos de final de curso de graduação e pós-graduação realizados na área de Arquivologia, com tema de livre escolha do candidato
Criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, o Prêmio se divide em três categorias: a) Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação; b) Melhor Dissertação de Mestrado e c) Melhor Tese de Doutorado.
Veja a lista de trabalhos habilitados:link para o D.O.U 

Saiba mais sobre o Prêmio: http://arquivonacional.gov.br/index.php/banner-principal/372-premio-nacional-de-arquivologia-maria-odila-fonseca-2017.html?highlight=WyJwcmVtaW8iXQ==

CONCURSO DE MONOGRAFIAS - PRÊMIO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA / MARIA ODILA FONSECA 2017.
PROCESSO 08060.000365/2016-15


O presidente da Comissão Especial de Licitação/Comissão Julgadora do Prêmio Nacional de Arquivologia / Maria Odila Fonseca 2017, conforme estabelecido no Edital do Concurso COACE n. 1/2017, publicado no Diário Oficial da União em 03 de fevereiro de 2017, torna público, em 22 de junho de 2017, que foram habilitados 14 (catorze) trabalhos, divididos entre as três categorias do prêmio, identificados e relacionados pelo pseudônimo, conforme o Regulamento do Edital do Concurso n.1/2017.

Categoria Monografia de Graduação:

1. Archie; 
2.Aurora Verjinskaya; 
3. Lílian Luna Potter; 
4.Shigeru Miyamoto.

Categoria Dissertação de Mestrado: 
5. Astromélia;
6. Giovanni Rossi; 
7. Myrna Cárdenas; 
8. Nina Gatolino; 
9.Peter Scott; 
10. Sakura; 
11. Sir James Murray; 
12. T.S.; 13. Usagi Tsukino. 

Categoria Tese de Doutorado:

14. Conchita Del Mar.

 

Presidente da Comissão Especial de Licitação/Comissão Julgadora
DIEGO BARBOSA DA SILVA

 

-

ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página