Expo em Brasília

Documentos históricos do AN embarcam para exposição no DF

WhatsApp Image 2017 04 19 at 14.24.28 1

Hoje (19/04),  os documentos do acervo do Arquivo Nacional (AN)  que integrarão a exposição “Brasilis a Brasília: uma história contada pelos documentos de arquivo” foram enviados para Brasília. A operação envolveu diversas áreas do AN, além de um grande contingente de militares da Aeronáutica e foi cercada de todos os procedimentos de segurança que envolvem uma transferência temporária de acervos históricos dessa monta. O comboio seguiu por terra até a base aérea e de lá partiu rumo a Brasília nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante todo percurso das obras até o destino foi supervisionado pelo Coordenador Geral de Acesso e Difusão Documental do AN, Diego Barbosa da Silva.

WhatsApp Image 2017 04 19 at 14.23.01 1

A exposição apresenta, pela primeira vez na capital federal, uma parte importante da história do Brasil e de Brasília, através de alguns dos milhões de documentos do acervo do Arquivo Nacional e do Arquivo Público do Distrito Federal, em comemoração aos 30 anos de reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

P 20170419 123729

Narrando as transformações políticas, administrativas e sociais desde o descobrimento até a construção de Brasília, a exposição está dividida em três eixos: A Formação da Nação; Uma Nação em busca da Liberdade e o Brasil moderno. No primeiro eixo, são apresentados documentos relacionados à formação do país, à ocupação de terras por Portugal, à ampliação das fronteiras, às expedições científicas, à administração colonial e às missões religiosas. No segundo eixo, estão expostos documentos importantes sobre as lutas pelas liberdades, como os movimentos separatistas, abolicionistas e republicanos. Este eixo traz a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, os Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, entre outros. No terceiro eixo, os documentos se referem à modernidade brasileira, refletida nas invenções e patentes industriais, no processo de urbanização do país, na industrialização dos anos JK, culminando com a construção da nova capital, no Planalto Central, Brasília.

 “Brasilis a Brasília: uma história contada pelos documentos de arquivo” será inaugurada no dia 26 de abril e ficará em cartaz até o dia 21 de maio no Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes.