Ouvidoria

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Um canal direto com você!

A Ouvidoria é o seu canal para encaminhar ao Arquivo Nacional sua sugestão, elogio, reclamação ou denúncia sobre os serviços prestados pelo órgão ou sobre seus servidores. Sua participação será sempre muito bem-vinda.

Importante: A Ouvidoria está à disposição para receber sua manifestação. No entanto, sugerimos que antes de registrá-la, verifique se a sua dúvida não pode ser solucionada pelos canais de informação constantes nos links abaixo.

Consultas Online

Consultas online ao acervo do Arquivo Nacional podem ser feitas por meio das Bases de Dados do Arquivo Nacional ou da equipe de Atendimento a Distância: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço de Informação ao Cidadão

O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC, previsto na Lei de Acesso à Informação, destina-se a atender as solicitações de informações sobre o acervo produzido pela Instituição de 1985 até hoje Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Conselho Nacional de Arquivos (Conarq)

Informações sobre o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), colegiado que normatiza a política arquivística nacional podem ser obtidas por meio do site: www.conarq.gov.br ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Solicitações da imprensa

Solicitações da imprensa devem ser encaminhadas para a Assessoria de Comunicação. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dúvidas sobre os serviços e o funcionamento do Arquivo Nacional acesse a seção Perguntas Frequentes

As demandas apresentadas à Ouvidoria do Arquivo Nacional devem ser feitas exclusivamente pelo sistema de Ouvidoria Eletrônico do Ministério da Justiça e Cidadania.
Após acionar o botão abaixo, clique em Fale com a Ouvidoria, a seguir escolha a opção Acionamento. Para que sua demanda seja direcionada ao Arquivo Nacional, ao preencher o formulário eletrônico você deve marcar no campo Área a opção Arquivo Nacional

 

Fale conosco - Cadastre aqui sua manifestação

  

Sua denúncia pode fazer a diferença. Saiba como fazê-la!

A Ouvidoria não possui competência para apurar denúncias, mas tem o dever de dar o tratamento adequado e encaminhá-las aos órgãos competentes.

Para que sua denúncia seja adequadamente tratada é importante que seu registro na Ouvidoria seja efetuado de forma completa. Para isso, é necessário que você:

  • Explique em detalhes o fato irregular denunciado;
  • Insira fotos ou documentos que comprovem o fato narrado;
  • Caso não tenha provas sobre o fato, informe sobre possíveis provas e como encontrá-las ou consegui-las.
  • Identifique o possível autor do fato denunciado ou dê informações que ajudem à identificá-lo.

Sugerimos que denúncias de fatos que constituam crime sejam direcionadas ao Ministério Público ou às polícias, nos termos dos arts 129, inciso I, e 144 da Constituição Federal: Localize a ouvidoria do Ministério Público do seu Estado.

O Sistema Federal de Ouvidorias

A Ouvidoria do Arquivo Nacional é uma ouvidoria setorial da Ouvidoria-Geral do Ministério da Justiça e segue as normas do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal sob a responsabilidade da Ouvidoria-Geral da União.

Caso sua manifestação seja pertinente à atuação do Ministério da Justiça e seus órgão vinculados, por favor utilize o Sistema de Ouvidoria online do Ministério da Justiça:
http://ouvidoriageral.mj.gov.br/ouvidoria/MainInternet.do

Caso sua manifestação seja pertinente à atuação do Poder Executivo Federal e seus órgãos vinculados, por favor utilize o Sistema E-Ouv da Ouvidoria-Geral da União:
https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx

 

Relatório da Ouvidoria - Segundo trimestre 2017

 

Contatos Ouvidoria do Arquivo Nacional:


Telefone: +55 21 2179 1326
Atendimento Presencial: Praça da República, nº 173 – Sala P2-05 - Centro – Rio de Janeiro - RJ
Horário de Atendimento: De Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 17:45 horas

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